Papel de Parede Vintage / Rêtro

Vintage é um estilo, acessório, roupa, desenho ou objeto que resgata o estilo das décadas passadas.

Também conhecido pelo termo “Retrô” referindo-se ao antigo, na França, ganhou moda cultural com reavaliações de Charles de Gaulle e do papel da França na Segunda Guerra Mundial. O modo “rétro francês” da década de 1970 foi reavaliado nos cinemas e em novelas.

Hoje em dia é muitas vezes usado no sentido positivo, referindo-se aos produtos “Novo Velho / New old” peculiares e “Chic” que estão disponíveis na Bella Parede para pronta entrega – papel de parede vintage – floral – rêtro, exclusividade para seu projeto e decoração.

“Retro” pode ser usado para designar simplesmente o “old fashioned” ou velho, funcionando como “eterno” ou “clássico”. Ele também tem sido associada com o modernismo nos anos do pós-guerra.

Entretanto, ao longo dos anos, a palavra se incorporou ao vocabulário para melhor definir uma peça, objeto, acessório ou roupa um estilo pertencente a uma outra época.

“Retro” pode ser aplicado a tecnológica, como por exemplo, máquinas de escrever manuais, caixas registradoras, volumosos celulares à mão, ou a ressurreição de jogos de computador velho. Mas, mais comumente, retro é usado para descrever objetos e atitudes do passado recente que não parecem mais “modernos”.

Alguns estilistas atribuem ao retorno das modas setentistas, oitentistas e noventistas um certo teor “vintage”, mas, por serem relativamente recentes, o termo não é devidamente atribuído a estas décadas. O resgate da moda pin-up é um exemplo de “moda vintage”. Roupas com tecidos propositalmente “desgastados” também são chamados vintage, justamente por ter uma aparência de usado, antigo, de outra época.